17 junho, 2011

O que é preciso para ter um filho?

Outro dia estava lendo uns comentários de que pra se ter um filho não precisa de muita coisa, que crianças só precisam de carinho e amor, o resto eles não sentem falta.
Quando resolvemos ter o segundo baby, pensamos em muitas coisas pra saber se seria possível, na minha opinião, temos muitos aspectos a serem considerados.
Primeiro qual é a qualidade de vida que a família tem? Nesse itens entram convenio e estudo.
Por exemplo, se na sua família vocês usam o sus e os colégios públicos, ter um filho acrescenta gastos somente de roupa e alimentação, agora se você tem convênio e pretende colocar seu filho em uma escolinha, você já sabe que um filho vai gastar um valor a mais de seu orçamento.
Quando pensamos no enxoval cada um tem seu padrão de itens necessários ou não, e tudo depende do tipo de vida que você leva.
Se você for pensar o custo de ter um filho varia de acordo com os padrões estabelecidos pra sua família e isso é relativo.
É muito importante saber que um filho não vive só de dinheiro mas também não podemos ignorar que gasta sim, fralda é caro, leite é caro e por ai vai.
E vocês acham que filhos só precisa de amor e carinho ou tem que planejar financeiramente?

6 comentários:

Acho que vi algo parecido também, eu penso mesmo muito nisso, em ter condições financeiras para poder cuidar bem de meus filhos, não falo em comprar um monte de coisas pra eles, mas em prover, financeiramente, o mínimo necessário.
Também penso que a família precisa desejar essa criança também, acho que quando ou o pai ou a mãe não querem, forçar a barra não é um bom caminho.
Beijos e bom dia!!
Aretusa, mamãe da Doce Sophia

Thais

Eu prezo pelo planejamento financeiro. Talvez por ter tido uma infância com muitas privações. Talvez seja tb porque no momento, procurando escola para o Dudu, sei o quanto esse item é caro e desestrutura meu orçamento.
Talvez porque sempre me vi mãe de um filho.
Talvez porque vejo minhas irmãs sofrendo para criar os meus tantos sobrinhos.
Enfim, entendo a decisão de outras pessoas em aumentar suas famílias, realmente é muito lindo uma família numerosa, mas para mim fica inviável.

Bjs nos três

Oi querida. penso da mesma forma.
Por exemplo Amanda só usa marca tal de fralda, toma leite em po ninho 1+, vai pra natação, bale, etc.
Se vc quiser comprar aquelas fraldas 100 por 19,90, dar leite de caixinha e por em creche publica com certeza nao precisara mto alem de amor.

Mas alem do imenso amor que tenho para minha filha, quero dara ela oportunidades e qualidade de vida melhores das que eu tive ( e eu tive uma qualidade mto boa).

Bjos...

Pra mim com certeza o fator financeiro é importantissimo.Filho custa caro sim.Claro ele precisa de amor,esse é o fator principal,que não sabe o que significa amar,não deveria ter filho.Mas sim dinheiro faz muita diferença,como vc falou,fralda é caro,roupas,sapatos,leite,educação...enfim ....

Olá Thais.
Acho que além de amor e carinho precisa algum planejamento também. Antes de meu Davi nascer, guardei o dinheiro para o parto, que fiz particular, já que não temos plano de saúde. Guardei também pra poder fazer o enxoval do pequeno e pagar minhas consultas do pré-natal. Acho que planejamento não faz mal a ninguém, a gente nunca sabe o dia de amanhã, e crianças gastam fraldas, pomadas, roupinhas... Como diz meu pai: filho é um investimento, rsrs.
Beijos.

Nós aqui seguimos uma linha mais de abertura aos filhos que Deus mandar. Temos 2, e estamos espaçando pro terceiro filho. Não é uma questão de sair pondo filho no mundo, mas aceitar os filhos que Deus mandar; t
a cheio de gente querendo ter filho e não consegue... Se você me perguntar, hoje eu não tenho dinheiro pra botar as crianças na escola. Talvez tenha quando precisar, talvez não tenha. Se forem para uma escola pública, faremos o possível para complementar o estudo deles em casa, by papai e mamae. A questão é ir adequando a vida ao número de filhos que você tem. Se fosse uma questão de botar na ponta do lápis, teríamos de juntar uns bons 200 mil antes de engravidar. Irreal, certo?