16 junho, 2011

A falta de uso das cadeirinhas

Bom hoje o assunto é polemico, porem não vou amenizar o assunto afinal é lei. E sou super a favor do uso das cadeirinhas, pra mim uma mãe que não usa a cadeirinha é muito pior do quem uma mãe que não amamenta ou que faz cesarea(duas coisas que as pessoas criticam muito). Usar a cadeirinha é um habito que deve começar na saída da maternidade, as pessoas não levam a serio e sempre achamque é só ate ali, é pertinho. A falta da cadeirinha ou usar a cadeirinha da forma errada pode resultar em sequelas graves ou ate mesmo a morte.
A lei foi aprovada e ate hoje vejo carros com 5 crianças amontoadas no banco de trás, pulando umas sobre as outras e os pais parecem nem ligar. Outra coisa que escuto muito é que antigamente não tinha nada disso e estava tudo bem, que isso é frescura.
Sinto muito meu filho não sai sem a cadeirinha, ele mesmo quando falamos que vamos sair ele senta rapidinho na cadeirinha esperando colocar ele direitinho, dudu vai desde de sempre na sua cadeirinha e não existe choro nem birra que me faça tirar ele de lá.
Outra coisa muito comum é a criança na cadeirinha com os cintos passando por baixo do braço, ou largos e ate mesmo sem o cinto só sentado. Isso é super perigoso, em uma batida leve a criança com o cinto inadequado pode sofrer lesões internas e quebrar ossos.
Vou escrever algumas informações que peguei por ai e espero que as mães que já transportam seus filhos corretamente saibam do bem que estão fazendo e as que não, possam mudar seus habitos.

Grande parte dos acidentes acontece perto de casa, em ruas onde a velocidade não passa de 60 km/h. O corpo das crianças é frágil, e as cadeirinhas são projetadas para segurá-las nos pontos mais resistentes do organismo, de modo a causar o mínimo de ferimentos internos.

O próprio impacto com o cinto de segurança, quando ele está na posição inadequada, ou muito largo, pode causar lesões nos órgãos e levar à morte.


Por isso, usar cadeirinha de carro para crianças deve ser um procedimento automático, como usar o cinto de segurança é para os adultos. Acostume seu filho desde pequeno a sempre usar a cadeirinha no banco de trás.
Ele não vai estranhar -- vai simplesmente achar que é assim que as coisas funcionam. 

Não adianta ter a cadeirinha e não prender seu filho direito. O cinto da cadeirinha precisa ser colocado de forma que apenas um dedo caiba entre o cinto e o corpo da criança, ou seja, o cinto precisa ficar justo.

Você saberá que ele está bem colocado se não conseguir "pinçar" o tecido usando os dedos polegar e indicador. O motivo disso é que, se o cinto estiver largo, além de a criança poder se soltar, no caso de acidente haverá um forte impacto do corpo dela
com o cinto, o que já é suficiente para provocar lesões graves.


Fonte: baby center

Segundo estimativas, no Brasil mais de 1.200 crianças morrem por ano em decorrência de acidentes de automóvel. Entretanto, cerca de 90% dessas mortes poderiam ser evitadas com a utilização correta de um equipamento de segurança. Os riscos de lesão, também seriam reduzidos em 71%.
Uma das causas do alto número de acidentes é o hábito de se transportar as crianças soltas ou no colo de um adulto - em caso de colisão, elas podem ser expelidas do veículo ou arremessadas contra as partes internas dos mesmos (vidros, painel, bancos).
Desde a saída da maternidade o bebê já deve ser acomodado em uma cadeirinha própria (mais segura do que o colo da mãe). Também conhecidas como bebê-conforto (em forma de concha), as cadeirinhas são pequenas, confortáveis e adequadas aos recém-nascidos. Só podem ser instaladas no banco traseiro e voltadas para trás (de costas para frente do carro) e possuem cintos de três ou cinco pontos.
Instalado dessa forma o bebê tem seu pescoço protegido de quebra, em caso de acidente ou freada brusca - quando o seu corpo tende a ir para frente. A cabeça de um bebê com idade inferior a um ano representa quase metade do seu peso total, por isso é importante que essa região do corpo esteja bem acondicionada e protegida, já que qualquer desaceleração brusca pode provocar danos irreparáveis na coluna cervical. 

Antes de tudo, é necessário conferir se a cadeira possui o selo de certificação do Inmetro.
O passo seguinte é analisar qual cadeira melhor se adequa à idade e ao tamanho da criança. Há três tipos básicos:

  • "Conchinha", usada desde o nascimento até a criança pesar aproximadamente 8kg. Essas cadeirinhas têm acessórios que protegem e firmam o pescoço do bebê (travesseiros ou toalhas colocadas nas laterais da cabeça também exercem essa função).
  • Cadeirinha fixa, utilizada a partir do momento em que a criança já tem força suficiente para sustentar o pescoço e a cabeça - e até os 4 anos de idade (aproximadamente 18 quilos). A cadeirinha deve ser instalada de frente para o painel, mantendo a posição central no banco traseiro.
  • Booster, para crianças com mais de 18 kg e até 36 kg, menores de 1,45 m. A cadeirinha já não serve mais, porém elas não têm altura suficiente para usar o cinto de segurança do carro. O "Booster" - uma almofada com suporte rígido e dispositivos, projetada para ser fixada no banco traseiro do carro, permitindo que o cinto de segurança seja colocado na posição correta.
Sem o booster o cinto de segurança do carro passaria pelo pescoço e pela barriga do passageiro, e não pelo ombro, o que, em um acidente, pode provocar esmagamento dos ossos.
Esse banquinho não deve, em hipótese alguma, ser substituído por almofadas ou algo parecido, pois em uma freada brusca esses utensílios podem se deslocar, fazendo com que o cinto se direcione ao pescoço da criança, provocando estrangulamento ou mesmo traumas torácicos e abdominais.
Quando as crianças atingem cerca de quatro anos é comum os pais acharem que a cadeirinha não é mais necessária. Algumas crianças não querem usar o equipamento porque já se consideram grandinhas e nesses casos é preciso usar a criatividade e incentivar a criança apelando para temas como "assento da princesa" ou "trono do príncipe".
Para saber se a criança já está grande demais para a cadeirinha, basta observar sua nuca: caso ultrapasse o encosto da cadeira, é hora de comprar um assento maior.
A instalação do equipamento também é fundamental para que a cadeirinha cumpra sua função.
Bem fixada e presa ao banco pelo cinto de segurança do veículo, a cadeirinha não deverá se mover mais do que dois centímetros de um lado para o outro. O bebê deverá estar bem ajustado na cadeirinha, sem folga (mas não atado demais), para impedir que ele se movimente em caso de colisão, evitando o efeito chicote.

Fonte: www.orientacoesmedicas.com.br


Bom acho que é isso é um pouco de desabafo porque sempre sou questionada por usar a cadeirinha e parecer uma chata, e por ver que muitas pessoas não dão a mínima aos bens mais preciosos que tem, vamos lembrar que a cadeirinha é o item mais importante do enxoval, de que adianta comprar um berço maravilhoso e seu filho não ter uma cadeirinha? ou aquele brinquedo caríssimo e seu filho andar por ai correndo o risco??

Bjus

6 comentários:

Vc está certíssima! E não tem nada de chata por falar neste assunto, tá?

Abraços!

Super de acordo! Cadeirinha pra mim é item de primeiríssima necessidade.
Aqui Dudu tb só anda nela, não importa se chorar, fizer birra... vai na cadeirinha e pronto!

Nossa, eu já penso que ainda bem que nós temos a cadeirinha!! Sophia vai sempre nela, chorando ou não!! E usamos desde a saída da maternidade!!
Sei que pra famílias mais numerosas isso pode ser mais complicado, mas é preciso pensar na segurança de todos que vão no carro. Como você bem lembrou, o cinto de segurança é importante para todos. O bebê vai na cadeirinha e o acompanhante dele, vai ao lado, com o cinto de segurança também!!
Beijocas,
Aretusa, mamãe da Doce Sophia

Tá certíssima!!
É o fim povo que não usa cadeirinha. E vale dizer, a família do marido é dessas que as crianças andam todas amontoadas no banco de trás, me dá nos nervos!!
Depois se acontece alguma coisa fica se lamentando!! Tão fácil evitar, por que não faz antes de acontecer? aff
Ellis saiu da maternidade no bebê conforto e sempre está nele. A única coisa que vou fugir da regra por aqui é que não vou esperar 1 ano ou os 9kg pra por Ellis numa cadeirinha virada pra frente, porque ela vira uma contorcionista profissional tentando se virar pra frente no bb conforto, tenho medo até dela se machucar.
Beijos

Não saio sem a cadeirinha também, quando digo a ele: Vamos filho. Ele já entra e senta na cadeirinha sozinho.
Fico horrorizada de ver crianças soltas no carro, pior que vejo até no banco da frente, um absurdo.

Ótimo post

Carla e Miguel

Olá pessoal
Gostaria de comprar uma cadeirinha para automóvel para o meu filhão que chega daqui um tempinho, gostaria de saber quais as marcas que vocês conhecem que são realmente confiavéis! Uma amiga me indicou este site, achei bem interessante
http://www.chegoubebe.com.br/seguranca/cadeiras-para-auto
Obrigada, fico a disposição.
Beijos