03 abril, 2013

Crianças que "ouvem, mas não entende"

A ultima parte é sobre processamentos auditivos.

Crianças que “ouvem, mas não entendem”

Veja se seu filho tem alguns dos sintomas abaixo:
Tem dificuldade no aprendizado escolar e/ou para ler e escrever.
Tem dificuldades de memória.
É desatento e/ou distraído.
Fica cansado rapidamente quando está assistindo a aulas e/ou palestras.
É muito agitado e/ou inquieto.
Tem dificuldade em ouvir e prestar atenção em ambientes ruidosos.
Fala muito “o que?”, “hã?” ou “não entendi”.
Parece não ouvir bem.
Demora para escutar e/ou compreender o que foi dito.
Tem dificuldade em acompanhar uma conversa com muitas pessoas falando.
Tem dificuldade em localizar de onde está vindo o som.
Tem dificuldade em seguir uma sequência de tarefas que lhe foi solicitada.

Se sim, isso pode ser “TRANSTORNO DE PROCESSAMENTO AUDITIVO”, que requer avaliação médica (otorrinolaringologista) e fonoaudiológica especializadas para checar o processamento auditivo. 

O que é Processamento Auditivo?
Processamento Auditivo é a capacidade que o sistema nervoso  tem para usar a informação auditiva, ou seja, é “aquilo que o cérebro faz com o que o ouvido ouve”. Ele está relacionado com habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento:  localização da fonte sonora, foco de atenção a um determinado som (ignorando outros sons no mesmo ambiente),  discriminação,  memorização de sons sequenciais etc..

O que é Transtorno de Processamento Auditivo?
É a dificuldade de exercer estas habilidades auditivas, causando desatenção, falta de concentração, de compreensão e de aprendizagem. Pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa-etária, de crianças a idosos.
É importante ressaltar que o Transtorno do Processamento Auditivo não está relacionado com perda auditiva (surdez), ou seja, as pessoas com essas dificuldades podem até ter audição normal.

Como avaliamos o Processamento Auditivo?
Uma fonoaudiólogo especializada realiza  uma bateria de testes   dentro de uma cabine acústica e com fones de ouvido. Durante os testes, o paciente deve realizar várias tarefas, como  repetir uma lista de palavras ouvidas na presença de  ruído de fundo.  Pode ser feita em adultos e em crianças a partir dos 6 anos, com audição normal ou com perda auditiva, inclusive em uso de aparelho auditivo, e não causa nenhum desconforto.
Após a avaliação, a fonoaudióloga concluirá se o número de acertos obtidos pelo paciente para cada teste está ou não dentro dos padrões de normalidade para cada idade.


Como é o tratamento do Transtorno de Processamento Auditivo?
Chama-se Treinamento Auditivo e pode ajudar muito na melhora dos sintomas. Ele também é aplicado por uma fonoaudióloga especializada a adultos ou crianças e não causa nenhum  desconforto ao paciente.
As habilidades auditivas que estavam alteradas  na avaliação do processamento auditivo são adequadamente treinadas para que e cérebro aprenda e melhore com  exercícios específicos.
O Treinamento Auditivo é realizado, geralmente, em sessões semanais com uma hora de duração  (média de  8 a 10 sessões para se alcançar os resultados desejados). Cada sessão  deve ser consistente e desafiadora para alcançar o sucesso do tratamento. TAlém disso,  são orientadas atividades caseiras ou computadorizadas  de acordo com a idade e as necessidades do paciente, as quais também são imprescindíveis para o sucesso do treinamento. 

Fique atenta e, qualquer dúvida, acesse nossos canais:
https://www.facebook.com/InstitutoGanzSanchez

1 comentários:

Muito legal o checklist.
Muitas vezes a gente acha que existe um problema mas não sabe por onde começar ne?
beijos
Lele