25 março, 2013

Como limpar corretamente os ouvidos!

Sempre recebo por e mail algumas informações do Instituto Ganz Sanchez que é um centro multi disciplinar especializado em audição, zumbido tonturas e distúrbios do sono. 
Os assunto são ótimos e o texto de hoje é excelente, porém como ele é longo, vou dividir em alguns posts por assunto.

Cera no ouvido – como e quando remover?

Há anos a cera é considerada uma "sujeira" do ouvido, mas vários estudos já demonstraram que ela é  uma PROTEÇÃO! A presença dela ajuda a manter o pH do canal do ouvido e isso diminui a chance de ter infecções do ouvido. Ela é produzida rotineiramente, utilizada pelo ouvido e, quando fica “velha”, os pelos a colocam aos poucos para fora do canal. Esse é um mecanismo natural e eficiente. Quando os jovens – ou suas mães – usam hastes flexíveis para “limpar o ouvido”, estão na verdade: 1. Empurrando parte da cera para dentro de novo, trabalho oposto ao que o ouvido quer fazer; 2. Retardando sua saída natural, o que a endurece e escurece (é o que chamamos “rolha de cera”, removida nos consultórios otorrinolaringológicos); 3. Aumentando o risco de "acidentes" que machucam o canal ou perfuram o tímpano: é perda de audição na certa!!
Troque seus hábitos antigos por outros mais saudáveis! Aposente as hastes flexíveis e prefira a limpeza com água e sabonete durante o banho. Em nenês, o uso de toalha macia pode facilitar esse papel. O mais importante é mudar conceitos a respeito da cera: de sujeira para proteção. Portanto, não tire o que lhe protege...ou protege seus filhos.
Algumas crianças produzem excesso de cera e precisam freqüentemente de ajuda médica para removê-la: se seu filho disser que está com “ouvido tampado”, zumbido (apito no ouvido) ou surdo, aí sim, é importante procurar o otorrino de confiança de cada um para fazer a remoção dessa cera. Caso contrário, o normal é ela sair sozinha.
Fique atenta e, qualquer dúvida, acesse nossos canais:
https://www.facebook.com/InstitutoGanzSanchez
É isso, espero que de alguma forma a informação seja útil.

Bjus

0 comentários: