31 janeiro, 2011

Massagem e importante para o desenvolvimento fisico e intelectual das crianças


Você já fez massagem no seu filhote hoje? Não? Ainda dá tempo. Normalmente, a gente se preocupa com a educação intelectual, com a alimentação, mas se esquece de como o toque e a consciência corporal são importantes em todas as fases da vida tanto para quem é tocado quanto para quem toca. Veja por que:
É no corpo que nascem a criatividade, a espiritualidade e a sexualidade.  Se a gente não cuida do corpo como um espaço fértil, de muitas possibilidades, ele acaba virando um amontoado de entulho, um poço de dores que só atrapalha.
A intimidade com a nossa dimensão física começa na infância. Sem o seu estímulo, dificilmente seu filho desenvolverá esse autocuidado sozinho. Dá preguiça? O primeiro passo é o mais difícil, depois, você começa a perceber como é gostoso fazer massagem e receber (porque você também pode pedir), como isso fortalece o vínculo entre vocês e como dominar uma técnica não é tão necessário assim. Mais importante é o contato da pele, o calor e o carinho resultados do encontro não verbal, que acaba se tornando uma brincadeira.
Apertar fraco, forte, alisar, coçar, dar leves tapinhas… aos poucos, você descobre o que é mais ou menos agradável e relaxante e vai aumentando o repertório de movimentos. É só se jogar relaxar!
Dica: Para tornar a atividade ainda mais proveitosa, você pode apresentar as estruturas que for apalpando. Por exemplo: talvez seu filho não saiba e descubra com você onde fica a clavícula, o osso esterno, a tíbia etc. Além de ganhar sensibilidade, ele enriquece o vocabulário.
Esse texto foi retirado do blog da Pritt, la tem varias matérias que podem ajudar muito as mamães, eu sou embaixadora da causa e você pode ser também, entre no BLOG e confira tudo que tem de legal por la... 
Bjus

2 comentários:

Eu e a Sophia também adoramos uma massagem, a gente se diverte muito cuidando uma da outra!!!

Oi Thais,
fiz muita massagem na minhas meninas e ainda faço.
Adorei esse texto do blog da Pritt. Aliás, os textos de lá são ótimos.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/