21 dezembro, 2010

Fique atenta!!

Olá.. tudo bem por ai???
Hoje o assunto é serio, vou usar o que eu sei pra alertar todas as mamães e futuras, bom vou começar pelo começo e tentar resumir o máximo, tenho um irmão com paralisia cerebral, ele não fala e tem a idade mental de uns 3 anos (ele tem 22 anos), e desde de pequena conheci muitos deficiente de todos os tipos, pra quem tem a convivência fica nítido as diferenças e o tratamento especial que eles precisam, eu tenho facilidade de identificar problemas leves e complexos.
Bom o porque de tudo isso?, vejo que pra toda mãe seu filho é o melhor, mais o que eu quero aqui hoje é pedir que você preste atenção no seu filho, aceite ele como ele é e não tenha preconceitos.
Tem uma amiga minha que tem um filho com deficiência mental leve, aparentemente ele é normal, mais com 8 anos ele parece ter 4 no quesito aprendizado, ele não é alfabetizado e passa longe de ser, essa mãe demorou pra aceitar que o filho precisava de cuidados especiais e sim precisava frequentar uma escola especial, hoje ele esta na escola especial e esta se desenvolvendo muito melhor.
Sempre escutamos por ai campanhas de inclusão e as tentativas do governo de colocar deficiente com crianças em uma escola normal, gente se a deficiência não é somente física o deficiente precisa sim de um ensino especializado que vai abordar da melhor forma pra ele aprender.
Então vamos observar nossos filhos delicadamente e seu desenvolvimento, lembrando que existem problemas pequenos que podem ficar enormes se não tratados da forma certa.
Quero fazer um alerta também a hiperatividade que deve ser tratada sim e não taxada como uma coisa comum, criança hiperativa tem alguns outros problemas relacionados.
Nossos filhos são sim especiais e cada um se desenvolve no seu ritimo, mais se você desconfia de algo procure algum especialista e tire a sua duvida.

Bjus

6 comentários:

Bela dica, Thais. Muita gente pensa que as coisas só acontecem com os outros... temos que observar nossos filhos mesmo, como vc disse!

Ah, obrigada pela dica do Reclame Aqui, vou tentar!

Abraços!

Com certesa flor concordo com vc. mais infelizmente na pratica para a maioria das pessoas inclusive mães é muito dificil mesmo =/ bjocas

aaaiiii amiga, o preconceito ainda hoje é muito grande... e se a cabeça das pessoas nao esta preparada para pessoas especias, as cidades tb nao estao prontas para cadeirantes, cegos... quando saio d carrinho com o davi sempre penso na dificuldade q um cadeirante enfrenta, nas calçadas com buracos, carros estacionados nas decidas das calçadas...um horrorrrrrr

bjussssssssssss

muito bom vc tocar nesse assunto, qto antes agente identificar o problema, mais rápido eles podem ser tratados.

beijos

Oi Thais,
ótimo esse seu post.
Eu tenho um amigo adulto que nitidamente ele tem um atraso mas a família sempre preferiu tratá-lo como irresponsável. Acho que era mais fácil do que assumir que ele tinha problemas. Porém com um acompanhamento adequado, hoje ele poderia ter menos problemas.

Adorei o seu alerta.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Tha,
Tomei vergonha na cara e agora estou te seguindo! Rs
Como sou uma netamiga desnaturada!! Vc sempre esta no meu bloguinho e eu nunca tinha passado no seu!!!
Obrigada pela dica, vou correr atras disso! Mas sabe como é, fim de ano médico não trabalha....
Vc tem msn? Se tiver me passa!

Bjs