01 junho, 2012

Hidrocele


Ontem teve consulta dos 3 com o pediatra, tudo muito bem, tudo muito bom, todos engordando somente com o leite da mãe e continuaremos assim por mais 2 meses.
O Pedro de 3 semanas pra cá apareceu com um testículo inchado, pesquisei na internet e achei que isso era normal,mostrei pra pediatra que disse a mesma coisa, mas vamos fazer um ultra na segunda pra confirmar e se for necessário passar por um cirurgião pra avaliar.
A parte inchada é um bolha de agua que o corpo costuma absorver até 1 ano de idade, mas pode não ser só isso e por isso o exame.
Vou deixar aqui um texto do baby center sobre Hidrocele, porque pode sim ajudar outras mães de meninos.

É normal os órgãos genitais do meu bebê estarem inchados?

Escrito para o BabyCenter Brasil

Sim, é comum o bebê ter a vagina ou o saco escrotal inchados, por vários motivos.

Os recém-nascidos nascem com um acúmulo de líquido, em especial em partes do corpo que são muito vascularizadas (onde há muitas veias e vasos linfáticos). É também por isso que os bebês perdem peso nos primeiros dias -- eles eliminam esse excesso de líquido.

As áreas onde o líquido mais se acumula são os órgãos genitais (lábios vaginais nas meninas e saco escrotal nos meninos) e o rosto.

Outro motivo para o inchaço dos órgãos genitais logo depois do nascimento é a influência dos hormônios recebidos pela mãe, mesma razão de às vezes aparecer uma minimenstruação nas recém-nascidas.

E, por último, pode haver um acúmulo extra de líquido no saco escrotal, em torno de um ou dos dois testículos do recém-nascido menino. Trata-se de uma condição bastante comum, denominada hidrocele, que costuma ir embora sozinha nos primeiros meses de vida, ou até o bebê completar 1 ano.

Se o inchaço não sumir até a criança ter 1 ano, pode ser necessário um pequeno procedimento cirúrgico, na maioria das vezes sem necessidade de internação, para retirar o líquido e corrigir a hidrocele (ou uma hérnia inguinal associada à hidrocele).

Bjus

2 comentários:

Com o meu bebe aconteceu a mesma coisa, apareceu quando ele tinha 4 meses, passou pelo cirurgiao, somente para avaliar, fez ultra e agora aos 8 meses, nao tem mais nada, com 6 meses ja havia sumido, e olha q realmente era um nódulo grande, quase do tamanho do testiculo, foi diminuindo até sumir.

O meu pequeno tbm teve, nasceu com hidrocele. Como eu tratava com um médico homeopata, pediu um ultra e receitou umas gotinhas. Demorou um pouco mas desinchou sozinho. Hj com 2 aninhos ele não tem mais. ;)