13 janeiro, 2011

Alimentação saudavel

Bom hoje eu vim dar umas dicas de como eu faço pra congelar algumas folhas e legumes.
Nem todo mundo tem uma alimentação exemplar e come muitas verduras e legumes e claro sabemos que é importante principalmente pros bebes, aqui em casa nem eu nem o marido comemos verduras e legumes então eu faço uma big compra destes itens e congelo pra oferecer a maior variedade pro dudu sem perder as sobras.


Folhas:

Sempre ofereço pelo menos 1 tipo de folha pro dudu, e todo mundo sabe que 1 maço rende muito, principalmente pra 1 bebe, então o que eu faço é comprar o maço usar uma quantidade e congelar o restante.

Como congelar:

* lave bem as folhas
* limpe retirando os talos e as partes não comestíveis
* corte como você preferir ou mantenha as folhas inteiras
* cozinhe por +- 2mim ou ate a cor da folha ficar bem viva
* retire da agua quente e coloque em agua fria pelo mesmo tempo que ficou cozinhando
* coloque em um plástico e retire o ar, é preferível usar plástico filme pois não fica nada de ar

Legumes:

Costumo misturar uns 3 tipos de legumes em forma de purê e 1 tipo em pedacinhos moles e pequenos

Como congelar:

* usamos o mesmo processo das folhas
* descasca, lava e corta
* cozinhe ate o ponto que você deseja (mais durinho ou macio)
* coloque na agua fria
* congele no plástico filme

Porem eu prefiro fazer de outra forma, eu cozinho 3 tipos juntos e faço um pure, ai uso um outro legume tipo cenoura ou brocolis e corto bem pequeno e cozinho ate ficar bem molinho, ai misturo ao pure de legumes e congelo em potinhos.


Dicas:


* Os alimentos congelados ( batata, brocolis, ervilhas e milho) encontrados no mercado sofrem branqueamento que é este processo de cozinhar e esfriar antes de congelar

*O alimento na fruteira por 1 semana perde 50% do valor nutricional na geladeira perde 30% porem ao congelar perde apenas 10%

* Sempre cozinhe os legumes ou as folhas com a panela destampada

* Não esqueça de etiquetar os alimentos para saber a validade

* Os alimentos podem ser conservados de 3 a 12 meses ( acho muito, costumo deixar no máximo 3 meses para variar ainda mais os sabores)

* Deixar o alimento descongelar de um dia para o outro na geladeira é o ideal, quanto mais lento for o processo de descongelamento, melhor é a qualidade.

Bom é isso espero ter ajudado..

Bjus

11 comentários:

Otiiiiiiiiiiiimaa! adoooreiii >:) com certeza vou fazer aqui rs obrigada amada

Nossa amiga, simplesmente AMEI as dicas viu? Vai facilitar e muitooooo a minha vida aqui em casa, em especial quando voltar a trabalhar.
Um super beijo e muito obrigada mesmo!!!
Mari

Nossa! Adorei as dicas Thais! Juro que não sabia que se congelava verduras!
Comentando seu comentário lá no blog, kkk...é muito bom mesmo ser mãe de menina! Nos realizamos nelas...rs!
Que Deus te abençoe p/ que venha uma irmãzinha p/ Dudu na sua próxima gravidez Thais!
Bjs!

Oi Thais! Cheguei aqui pelos blogs da Carol e da Patrícia, li seus comentários sobre o parto e me interessei bastante por sua experiência, principalmente porque vc relatou que sua médica fez seu PN pelo convênio e ela atende no Tatuapé. Moro em um bairro vizinho e estou sem GO aqui em SP (meu filho nasceu no interior) e, se possível, gostaria do contato da sua médica. Li seu relato de parto e fiquei impressionada como tudo foi rápido e tranquilo! Como dizem por aí, seu filhote praticamente "escorregou" de tão rápido que nasceu!
Bem, se puder, por favor me envie o contato de sua médica... meu email é: sarah-moura@uol.com.br
Ah, adorei as dicas para congelar folhas e legumes! Não conhecia seu blog, vou voltar mais vezes, tá?
beijo
Sarah - Mãe do Bento
http://maedobento.blogspot.com/

adorei as dicas...

ainda não tenho filho, mas posso usar asa dicas para congelas os alimentos consumido em casa, já que almoço sozinha, pois o marido almoça no serviço; e no jantar fazemos um lanche...

usando suas dicas fica mais facil de fazer o meu almoço...

bjus

ótimas dicas!! aqui em casa marido e eu comemos de tudo, Giulia comia até 1 ano de idade, mas tem ficado cada vez mais seletiva. Come banana, maça e couve...de resto é o trivial, arroz, feijão e carne.

bjssssss

Thais, obrigada pela visitinha lá no blog e pelas dicas sobre o sono do Tutu. Concordo plenamente contigo quanto a importância de uma rotina e procuro fazer isso por aqui. Mas o que está acontecendo agora é que, com todas as tentativas de seguir o nosso padrão rotineiro, em especial o do sono, o Tutu simplesmente não quer dormir mais pela manhã! E isso está me esgotando!!! Tem até um post programado sobre isso,acho que entra amanhã...
Beijos querida!
Mari
http://cantinhodoreiarthur.blogspot.com

Nossa, q legal essas dicas.Já copie tudo e vou seguir com certeza.
Obrigada por compartilhar.

Amiga, tá rolando outra promoção super bacana lá no blog, passa lá.

Beijocas!

oi amada.. gostei do blog e adorei as dicas, vou fazer isso aqui em casa.. aqui acabava indo muita coisa fora porque a gente não come muito, e pra Kamila rende demais, acabava estragando.. bjs

Oi Thais...muito obrigada pelas dicas do suco de soja lá no blog, nossa não sabia que tinha o leite com sabores, vou procurar e oferecer pra o Pedro.

Adorei suas dicas de congelamento também, já imprimi o post e vou fazer no fim de semana, pois a semana pra mim é super corrida e dessa forma posso oferecer todos os dias legumes e folhas.

E as fotos de Dudu viajando tranquilamente para Curitiba, um fofo e bem comportado, fiquei admirada.

Bjão. e já te adicionei nos meus preferidos...rsrsr

Selma

Oi Tahis,
ótimas dicas. Não sabia da perda na fruteira ser maior do que a perda do alimento congelado.
Muito obrigada pela informação.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com